Produtos
Manual em Vídeo
Cadastrando produtos em sua loja
Cadastre seus produtos
Informações importantes:
Antes de cadastrar seus produtos, você precisa:
Cadastrar categorias e subcategorias.
Cadastrar as marcas.
Cadastrar as guias.
Cadastrar as características.
Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Produtos, selecione a opção Produtos.
Para inserir um novo produto utilizaremos o botão INSERIR localizado na barra de título da página, no canto superior direito. Após clicar no botão de adição, será aberta uma janela com o formulário e campos de cadastro do novo produto.
Veja a descrição e a instrução de como preencher cada campo:
Nome do Campo | Descrição |
---|---|
Exibir na página inicial | Botão para ativar/desativar a exibição do produto no catálogo da página inicial da loja virtual. |
Integrar com redes sociais | Botão para ativar/desativar a exibição do produto no catálogo da página de sua empresa no Facebook, e, ficar disponível para ser marcado nas postagens do Instagram. Para saber como vender nas redes sociais basta seguir o nosso manual de como usar o Instagram Shopping. |
Guia para descrição nas redes sociais | Seletor para definir qual das Guias previamente cadastradas será exibida nas redes sociais como sendo a descrição do produto. |
Status do produto | Seletor para definir regras de exibição do produto. |
Referência do produto | Este campo é opcional, podendo ser preenchido com o número ou código de referência do produto no fabricante ou outro que o identifique. |
Nome do produto | Campo para inserir nome do produto. Neste campo é interessante por o máximo de informações além do nome do produto como, marca, modelo, cor, etc. As informações deste campo são inseridas estrategicamente no código da página do produto e é utilizada para SEO/Buscadores, como o Google. Ex.: Blusa feminina texturizada, com zíper e argola preta. |
Categoria do produto | Selecione a categoria do produto entre as cadastradas. |
Marca do produto | Selecione a marca do produto entre as cadastradas. |
Linha do produto | Preenchimento opcional. Caso tenha cadastrado uma linha referente a este produto, selecione. |
Valores de Preço de Venda/Promocional/Custo | Temos três campos para preencher: o preço de venda, o preço promocional do produto e o preço de custo. Importante lembrar que caso o preço promocional for preenchido, o mesmo será utilizado nas transações de venda (carrinho e checkout) como sendo o valor prevalecente do produto. O preço de custo é opcional. |
Estoque Atual/Mínimo | Caso seu produto não possua características específicas, preencha os campos com o estoque atual e o estoque mínimo de produtos. |
Tamanho e Peso | Campos para preenchimento da Largura, Altura, Comprimento e Peso do produto. Sempre que for preenchido/alterado um desses valores, a plataforma irá consultar o Correios a fim de verificar se os valores inseridos são aceitos. Caso exista alguma divergência, a mensagem de erro do Correios será exibida e um X vermelho será apresentado após os campos. Obs.: O peso e tamanho deste campo se refere ao produto embalado (produto na caixa) pronto para ser postado. |
Tabela de dimensões para envio pelos Correios:
Tipo Pacote/Caixa | Mínimo | Máximo |
---|---|---|
Altura | 2cm | 105cm |
Largura | 11cm | 105cm |
Comprimento | 16cm | 105cm |
Peso Sedex | 0,001kg | 30kg |
Peso PAC âmbito nacional | 0,001kg | 30Kg |
Peso PAC âmbito estadual | 0,001kg | 50Kg |
Observações: A soma das dimensões (Altura + Largura + Comprimento) deve ter no máximo 200cm, assim como deve obedecer ao peso máximo permitido. Caso ultrapasse, o frete será calculado manualmente pelo atendende e o envio não ocorrerá via Correios. Para outros formatos de pacotes como esférico, cilíndrico, trapézio e prisma será cobrada uma taxa de R$ 20,00 automaticamente.
Preenchidos todos os campos clique em SALVAR. Assim que o novo produto for salvo, perceba que aparecerão as opções Categorias Secundárias, Guias, Imagens/Vídeo, SEO, Características, Cupons e Vínculos no cabeçalho da Modal. Não se preocupe! Vamos entender mais a frente como usar cada uma dessas opções.
Mesmo após selecionada a categoria principal na opção Principais Informações, você poderá fazer com que este produto seja exibido em outras categorias. Ao clicar nesta aba, serão exibidas as demais categorias cadastradas. Caso queira, selecione as categorias secundárias em que o produto será exibido e clique em Salvar. Obs.: Fique atento! O cupom de desconto só será validado se estiver vinculado à Categoria Principal ou ao próprio produto. Sendo assim, os cupons vinculados à categorias que se encontram como secundárias não funcionarão.
Clique em Guias, depois em GERENCIAR GUIAS. Uma janela será aberta com as guias já cadastradas, selecione as que deseja ativar e clique em SALVAR. Inserida a guia para aquele produto, adicione o texto, imagem e/ou vídeo dentro do campo e clique novamente em SALVAR. Agora a guia do produto com a descrição que você introduziu poderá ser vizualizada pelos clientes ao abrir a página do produto. Para ter uma prévia da guia criada, clique em VISUALIZAR NA LOJA.
Inserindo imagens do produto
Clique em Imagens/Vídeo. Logo abaixo será exibido o botão "clique aqui para selecionar", clique sobre ele e a janela de seleção de imagens abrirá.
Nesta janela você deverá selecionar a imagem ou as imagens desejadas, que deverão estar salvas em uma pasta no seu computador e clicar em Abrir. Automaticamente o navegador irá fazer o upload/envio da imagem para o servidor da plataforma.
Após o envio das imagens, para definir qual será a imagem principal a ser exibida no catálogo, carrinho, etc., clique sobre a imagem desejada e depois no botão Definir como principal da loja, logo após em SALVAR. O procedimento de visualização e exclusão da imagem pode ser feito da mesma forma.
Dicas e informações importantes:
A imagem do seu produto deve ocupar no máximo 1MB de espaço em disco, pois dessa forma as imagens inseridas não serão muito pesadas na loja e seus clientes não terão uma página pesada e lenta na abertura.
Apesar da plataforma não bloquear/restringir nenhum tamanho em pixel da imagem, recomendamos sempre usar tamanhos/proporções iguais em todas as imagens, com largura e altura entre 800 e 1024 pixels. Dessa forma você terá uma imagem de qualidade para exibição simples e com zoom, e que não desconfigure o layout da loja.
Na venda online a ênfase no produto e seus detalhes é de suma importância. Nossa dica é usar o fundo infinito, que é aquele fundo de cor única ou fundo branco, ele faz com que se destaque o principal objeto ou produto da cena e dará uma aspecto profissional às imagens.
Tenha uma boa iluminação ao tirar as fotos dos produtos e evite sombras. Não se preocupe de início em ter um estúdio fotográfico, deixe para quando seu negócio crescer ainda mais. Agora você pode aproveitar a luz natural, principalmente a chamada golden hour, que acontece no começo das manhãs e aos fins de tarde. Nessas horas, o sol destaca algumas sombras e a luz ganha um tom alaranjado para tirar as fotos de seus produtos.
Inserindo vídeo do produto
Logo abaixo do local em que você inseriu a imagem, podemos observar o campo Endereço/URL do vídeo. Neste, você poderá inserir/digitar o endereço do vídeo do produto, normalmente um link do Youtube. Após inserir ou colar o link clique em SALVAR.
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) diz respeito a um conjunto de fatores avaliados pelos sites de busca, como o Google e o Buscaki, para ranquear ou estar entre os primeiros, quanto aos conteúdos da web nas páginas de resultados de busca. Ou seja, os buscadores irão analisar e apresentar os sites que darão uma melhor experiência aos usuários, vendo quem atende melhor a dúvida digitada por este no buscador. Daí vem a importância de você saber configurar bem o campo SEO, assim sua loja será facilmente achada.
Configurando o SEO de seu produto
Clique em SEO. Agora você estará vizualizando os campos com as informações já preenchidas automaticamente pela plataforma baseado no nome do produto cadastrado, exceto o campo Palavras chaves. Para editar basta realizar as alterações e clicar em SALVAR.
Dicas e informações importantes:
Dê destaque aos campos Título da página do produto e Endereço/URL de acesso do produto. Aconselhamos ter o nome completo do produto, incluindo marca, cor, características especiais, etc. Isso vai ajudar os buscadores a encontrar facilmente a página do produto.
Faça uma boa escolha das palavras chaves. As palavras chaves são os termos utilizados por seus clientes quando procuram pelo produto nos buscadores. Descubra como seu produto é conhecido nas regiões em que você atua, veja o caminho de busca que os clientes levam até chegar ao seu produto.
Tenha conteúdo. Descreva seus produtos com riqueza de detalhes, especifique medidas, características e dê dicas úteis. Essas informações além de ajudar o cliente no momento da compra, evitam surpresas no recebimento do produto e geram conteúdo relevante para sua loja.
Originalidade é o caminho. Ao analisar as informações de sua página, se os buscadores verificarem a existência de mais de um página com o mesmo conteúdo, concluirão se tratar de um plágio. Penalizarão a página e até mesmo todo o seu site.
Clique em Características. Você irá selecionar uma dentre as opções previamente cadastradas. Logo abaixo clique no nome da característica para abrir os campos de estoque e ativação.
Agora você irá marcar/selecionar no checkbox (caixa de seleção) as opções desejadas. Insira o estoque atual deste produto na característica e o estoque mínimo da mesma. Após inserir os dados clique em SALVAR.
Clique em Cupons. A aba aberta listará os cupons criados, marque o checkbox (seletor do cupom) e clique em SALVAR. Pronto, agora o cupom criado foi vinculado ao produto e será validado no checkout ou página de pagamento, quando o cliente utilizar.
Nesta janela você poderá vincular os produtos por sugestão ou por variação. Em vínculo por sugestão você apresentará ao usuário um outro produto que possa lhe interessar. Este será visualizado logo abaixo, em "Aproveite e veja também". Em vínculo por variação você apresentará o mesmo produto, porém, com características diferentes. Este será visualizado ao lado da imagem do produto, em miniatura.
Vinculando produtos
Clique em Vínculos. A aba aberta listará os produtos cacdastrados do lado esquerdo. Marque o checkbox (seletor do produto), clique sobre a seta e o produto aparecerá na listagem, do lado direito. Selecione se o vínculo será por variação ou por sugestão. Após isso clique em SALVAR.