Captura de E-mails

O que é para que serve a captura de e-mail?

É uma opção fornecida pela plataforma que permite capturar o e-mail do visitante em sua loja ou blog. Serve para fins de publicidade. Uma vez capturado, este entra para uma lista de e-mails que receberão informes publicitários com anúncios, ofertas, promoções, etc.

Como capturar um e-mail?

Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Marketing, selecione a opção Captura de E-mails.

Na janela aberta, você verá acima a barra Captura de e-mails cadastrados. Clique no botão de adição localizado à direita, para criar uma nova campanha. É através desta que você atrairá um prospectivo cliente. Na guia que se abre, entitulada Criar nova campanha, notará duas opções: Dados da campanha e Emails capturados.

Em Dados da Campanha existem abaixo os campos a serem preenchidos, conforme é explicado a seguir:

Nome do Campo Descrição
Status Ative ou desative o marcador para definir se a Campanha estará ativada ou desativada, aparecendo ou não em sua loja online ou blog.
Enviar e-mail após captura Ative ou desative o marcador para definir se será enviado, ou não, um e-mail automático, como boas vindas ou qualquer outro material publicitário.
Mensagem Uma frase com característica de título, talvez uma pergunta que atraia o interesse do visitante.
Descrição Um pequeno texto descrevendo sua campanha. Insira nele motivos pelos quais seria interessante o visitante realizar seu cadastro.
Nome da Campanha Digite neste campo o nome que escolheu para a campanha. É de uso pessoal, controle interno. Este nome, diferentemente de Descrição e Mensagem, não aparecerá para o visitante de sua loja online ou blog.
Descrição do local Informe aqui o local ou abrangência sobre onde a campanha é válida.
Modo de exibição Escolha neste campo dentre as seguintes opções:
Faixa - Clique para adicionar sua campanha em forma de faixa, localizada na parte de baixo de sua loja online ou blog.
Modal - Clique para adicionar sua campanha em forma de modal, ou seja, como uma pop-up, e será aberta logo que sua loja online ou blog forem acessados. Neste caso, a modal poderá ser fechada pelo visitante e não reaparecerá, a não ser que se saia da página e a ela retorne.
Ambos - Clique para adicionar tanto a faixa como a modal, conforme descritas acima.
Pseudo-variável Campo preenchido automaticamente. Nada a acrescentar.

Após preencher todos os campos, clique em SALVAR e feche a guia.

Ao retornar à janela inicial notará que a campanha cadastrada está listada e aparece abaixo de um menu na horizontal, como mostra a seguir:

Nome do Campo Descrição
ID Número de identificação de sua campanha.
Status Se 0 (zero), o status da campanha é "inativo". Se 1 (um), o status da campanha é "ativo".
Mensagem Mostra a Mensagem escolhida ao cadastrar a campanha.
Campanha Mostra o nome da campanha escolhido no ato do cadastro.
Pseudo-variável Campo preenchido automaticamente.

Acompanhando a captura de e-mails.

Na janela de Captura de e-mails cadastrados, clique sobre o título da Mensagem cadastrada. A guia Editar campanha será aberta e, logo abaixo, clique na opção E-mails capturados e a(s) campanha(s) cadastrada(s) aparecerá(ão).

Como informado anteriormente, a captura de e-mails serve para direcionar aos usuários cadastrados informes publicitários, promoções, ofertas, etc. Há quem faça isso por si só. Mas há a possilidade de fazer uso da empresa Benchmark. Esta possibilita fazer o envio de e-mails/propaganda para você, reduzindo assim seu trabalho com essa modalidade de divulgação. É gratuito até onde não ultrapassar o limite, estipulado pela empresa, de e-mails e mensagens enviadas no mês.
Faz-se necessário saber disso uma vez que a plataforma disponibiliza as informações para esta empresa já nos moldes por eles exigidos. Como? Através de um arquivo de extenção .txt.
Após clicar em E-mails capturados, notará que a campanha abaixo já cadastrada é precedida do link Exportar e-mail desta campanha (formato .txt). Ao clicar sobre este, uma janela para Salvar o arquivo será aberta. Salve onde desejar e este arquivo, pronto, poderá ser encaminhado à empresa de divulgação.
Ao observar no fim da faixa da Campanha verá que é informada a quantidade total de e-mails já capturados. Caso tenha duas ou mais campanhas cadastradas, e queira criar apenas um arquivo com todos os e-mails de todas as campanhas, poderá fazer isso salvando seu arquivo por clicar em Exportar todos os e-mails para formato .txt, que se localiza na parte superior direita da guia aberta.

Com a guia E-mails capturados aberta, clique sobre a campanha desejada e visualize os e-mails já capturados e mais algumas informações, que são:

Nome do Campo Descrição
NOME O nome de quem se cadastrou.
E-MAIL O e-mail capturado.
DATA Data e horário em que a captura foi feita.
ENDEREÇO DE CAPTURA Endereço de onde se originou a captura. Se da loja online ou do blog.