Blog

Afinal, o que é um blog?

O blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse. E com nossa plataforma você agora pode criar seu Blog, ampliar a sua presença em buscadores e consequentemente gerar mais visitantes em sua loja.

O que você consegue fazer com nossa ferramenta Blog?

Criar e editar artigos com muita facilidade inserindo imagens e vídeos.
Criar categorias e organizar seu blog por temas.
Configurar/Personalizar o SEO de seu blog.
Inserir imagem da capa do seu artigo e sua chamada na inicial.
Visualizar a audiência de seu blog tais como número de acesso e número de usuários distintos.
Ficar de olho no tamanho em disco que seu artigo tem e evitar ser penalizado pelo Google.
Contagem de palavras à medida que você escreve seu artigo.
Pré-visualizar seu artigo antes de sua publicação.
Seu blog com seu próprio domínio/endereço e muito mais.

Como criar um blog

Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Marketing, selecione a opção Blog.

Uma vez aberta a janela, na barra de Cadastro e edição de artigos para o blog, à direta, clique sobre o botão de adição . Na guia aberta intitulada Novo artigo, você conta com alguns campos a serem preenchidos. Estes são:

Nome do Campo Descrição
Exibição Aqui se define se o blog será publicado, ou não. Recomendável que se publique ao término de todo o processo.
Título do artigo Preencha com o título escolhido para seu texto.
Subtítulo do artigo Basicamente a mesma coisa do título, porém, um pouco mais abrangente.
Categoria do artigo Ao clicar nesse campo, notará que a única opção é Nova categoria, e, como o nome diz, você poderá criar categorias, a fim de organizar melhor seus artigos. À medida que forem criadas, nas próximas vezes em que adicionar um novo artigo, elas aparecerão para sua escolha, ou uma nova.
Atenção: A nova categoria é criada no campo que automaticamente aparece logo abaixo. Este desaparecerá caso não seja selecionada a opção de Nova categoria.
Nome da categoria Esse campo aparecerá apenas se estiver selecionada acima a opção Nova categoria. Digite nele o nome que deseja dar à nova categoria.
SEO - Título (HTML Tag title) Digite aqui o título que deseja que apareça na barra de título do browser/navegador. Este é muito importante, pois tem relação direta com o SEO, ou seja, é de extrema relevância a fim de facilitar que seu artigo seja bem rankeado nos buscadores, como o Google. Palavras chaves que definem seu artigo devem ser usadas para que seu blog seja facilmente encontrado.
SEO - Descrição (HTML Tag Description) Digite aqui uma breve descrição do que o buscador encontrará em seu texto. Este ficará visível ainda no resultado da busca e serve de parâmetro para que seu link seja escolhido para acesso, em detrimento de outros semelhantes que surjam. A descrição também tem relação com o SEO e influencia, ainda que de menor maneira, no rankeamento de buscadores, como o Google.
Endereço (URL) do artigo Esse endereço será gerado automaticamente e ficará disponível para alteração após o salvamento.
Autor Nome de quem produziu o artigo. O autor do texto.
Imagens da Capa e da Chamada Primeiro, escolha uma imagem que deverá ficar em evidência, como capa, em tamanho maior, nas especificações sugeridas. Serão aceitas imagens cujas extensões são *.jpg e *.png. O formato sugerido é o 16:5, ou seja, como demonstra em desenho o retângulo na horizontal na parte inferior esquerda de sua guia. Tamanho recomendado: 1920 x 600 pixels.
Segundo, escolha uma imagem que deverá ser usada como miniatura, na página principal de seu blog. Esta ficará antes do título e obedece ao formato 1:1, ou seja, quadrada, conforme demonstrado em desenho logo abaixo da demonstração da capa. Use imagens de mesmas extensões, a saber, *.jpg ou *.png. Tamanho recomendado: 130 x 130 pixels.
Após o upload feito das imagens, clique no botão SALVAR e feche a guia.

Acompanhando e publicando seu artigo.

De volta à janela inicial, na barra acima, em Cadastro e edição de artigos para o blog, você verá também, à direita, além do botão de adição, informações sobre o espaço em disco e o que o conteúdo de seu blog já ocupou. Isso serve de controle, a fim de não ultrapassar uma medida pré-estabelecida em contrato com o desenvolvedor da plataforma.
Logo abaixo, na horizontal, as colunas informativas, conforme descritas a seguir:

Descrição
CÓDIGO Uma numeração que serve de referência.
EXIBIÇÃO Indicativo de se o artigo foi publicado, representado pelo ícone do globo , ou não, representado pelo ícone de edição .
AUDIÊNCIA Torna evidente a quantidade de acessos ao seu artigo, bem como quantos usuários o acessou.
DATA DE CRIAÇÃO Exibe a data em que foi criado, bem como o horário.
TÍTULO Exibe o título já inserido na guia anterior.
AUTOR Exibe quem produziu o artigo. O autor do texto.
TAMANHO Exibe o tamanho do arquivo. Importante observar pois, quanto mais leve, dentro do possível, melhor. Os buscadores costumam penalizar os artigos muito pesados, que abririam com certa dificuldade nos browsers/navegadores de usuários. Recomenda-se não ultrapassar os 3 MB.
OPÇÕES Nesta coluna há dois botões: Editar conteúdo e a opção de Exclusão.
Em Editar conteúdo você finalmente poderá inserir seu texto, e este poderá ser formatado tal qual se formata um texto no Word. Além de poder inserir links, imagens e vídeos. O artigo uma vez criado e publicado, poderá utilizar deste mesmo botão caso queira fazer alterações futuras.

Inserindo e/ou editando conteúdo.

Na coluna OPÇÕES, clique em Editar conteúdo.

Uma vez aberta a janela de edição, na barra entitulada Cadastro e edição de artigos para o blog, você verá, à direita, três botões:
SALVAR - Clique para salvar o texto após as alterações terem sido feitas.
FECHAR - Clique para fechar a janela de edição e retornar à janela anterior.
VISUALIZAR - Clique para visualizar seu artigo como se estivesse publicado, ainda que não esteja.

Logo abaixo, à esquerda, especifica a edição de conteúdo seguido de seu número código, mais o título escolhido. À direita, a quantidade de palavras contidas no texto.

Por último, a barra de formatação seguida pela área destinada ao texto. É possível formatar o texto com diversas ferramentas, tais como negrito e sublinhado, tipo e tamanho da fonte, marcadores e alinhamento, além de poder inserir links, imagens e vídeos. Quanto a estes últimos, cai bem uma dose de cautela quanto à quantidade e peso de imagens inseridas, a fim de se evitar ultrapassar o já mencionado limite de 3 MB. Quanto mais leve, melhor.
Concluída a formatação ou edição de seu texto, clique logo acima, em SALVAR.

Obs.: Certifique-se do que escolheu em Exibição, primeira opção de Informações do artigo, se Publicado ou Não publicado. Para ter acesso, feche a janela de edição, no botão FECHAR, ao lado de SALVAR, clique em seu artigo já criado, pode ser sobre o título, e, na guia que aparecer encontrará Exibição.

Configurando um banner para o seu Blog.

O que é?

Seu blog tem uma página inicial, geralmente com o seguinte endereço: nomedaloja.com.br/blog. Nela, aparece acima um banner, e, quando não configurado nenhum novo, usa-se um padrão. Abaixo vem a sequência de artigos publicados. Veja agora como configurar um ou mais banners.

Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Marketing, selecione a opção Banners.

Para inserir um novo banner/imagem utilizaremos o botão INSERIR localizado na barra de título da página, no canto superior direito. Após clicar no botão de adição será aberta uma janela com os campos para preenchimento e a realização do upload de sua imagem.

Veja a descrição e a instrução de como preencher cada campo:

Descrição
Ativar texto sobre a imagem Escolha neste seletor se você deseja exibir algum texto ou frase sobre a imagem do banner.
Posição do texto, quando ativado Escolha onde deverá aparecer o texto sobre a imagem do banner quando ativado. Ex.: Top -> Texto será exibido na parte superior da imagem.
Descrição do banner Frase/Chamada que descreve a imagem do banner. Esta será utilizada no texto a ser exibido sobre a imagem do banner quando ativado.
Tag ALT (SEO) Breve descrição da imagem/banner que será utilizada por buscadores tais como o Google.
Tag Title (SEO) Frase que define o conteúdo da imagem ou chamada do banner que será utilizada por buscadores tais como o Google.
Localização do banner (IMPORTANTE!) Além das opções Topo e Rodapé, tem a opção Blog e esta deve ser escolhida.
Link na imagem Insira o link em que o cliente será encaminhado ao clicar sobre a imagem do banner. Poderá ser inserido um link externo, bem como links diretos para páginas de produtos de sua loja.
Botão INSERIR IMAGEM DO BANNER Após preencher os campos, clique sobre este botão para ativar o envio da imagem. Logo após, clique no botão chamado "aqui" para abrir a janela de upload.

Realizado o upload da imagem, clique em SALVAR para cadastrar o banner e logo após, feche a janela. Caso queira cadastrar vários banners é só repetir o processo quantas vezes desejar.

Agora que você já os cadastrou, notará que seus banners estarão separados por BANNERS: BLOG, BANNERS: TOPO e BANNERS: RODAPÉ. Clique sobre a opção desejada e na coluna de exibição marque o checkbox (caixa de seleção) para ativar a exibição da imagem do Banner em seu Blog. Caso queira você poderá excluir o banner no ícone de Exclusão.

Você ainda terá as seguintes opções:

Descrição
Tipo de animação Escolha neste seletor qual tipo de animação ou efeito de alteração entre os banners.
Tempo de animação Escolha o tempo em que cada banner será exibido.
Efeito de movimento no banner No seletor escolha se a imagem dos banners ficarão estáticas ou dinâmicas.

Sempre que realizar uma alteração nos campos descritos acima clique em SALVAR e estas serão aplicadas em seu Blog.

Dicas e informações importantes:

Imagem de qualidade. Fique atento ao tamanho da imagem a ser inserida, indicamos um tamanho padrão de 1920 x 600 pixels.

Nada de excessos. Colocar informações demais ou imagens visualmente poluídas pode afastar seus clientes. Escolha uma paleta de cores harmônica, seja direto e curto na mensagem que quer passar, assim você transmite sua mensagem e permite que seu cliente se sinta confortável navegando em seu Blog.

Sempre em dia. Surpreenda seus clientes a cada visita a seu Blog. Altere seus banners, mude de acordo com a estação, com as datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia dos Namorados, São João, Natal) essa será uma forma de mostrar que seu Blog está vivo.