Blog
Afinal, o que é um blog?
O blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse. E com nossa plataforma você agora pode criar seu Blog, ampliar a sua presença em buscadores e consequentemente gerar mais visitantes em sua loja.
O que você consegue fazer com nossa ferramenta Blog?
Criar e editar artigos com muita facilidade inserindo imagens e vídeos.
Criar categorias e organizar seu blog por temas.
Configurar/Personalizar o SEO de seu blog.
Inserir imagem da capa do seu artigo e sua chamada na inicial.
Visualizar a audiência de seu blog tais como número de acesso e número de usuários distintos.
Ficar de olho no tamanho em disco que seu artigo tem e evitar ser penalizado pelo Google.
Contagem de palavras à medida que você escreve seu artigo.
Pré-visualizar seu artigo antes de sua publicação.
Seu blog com seu próprio domínio/endereço e muito mais.
Como criar um blog
Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Marketing, selecione a opção Blog.
Uma vez aberta a janela, na barra de Cadastro e edição de artigos para o blog, à direta, clique sobre o botão de adição . Na guia aberta intitulada Novo artigo, você conta com alguns campos a serem preenchidos. Estes são:
Nome do Campo | Descrição |
---|---|
Exibição | Aqui se define se o blog será publicado, ou não. Recomendável que se publique ao término de todo o processo. |
Título do artigo | Preencha com o título escolhido para seu texto. |
Subtítulo do artigo | Basicamente a mesma coisa do título, porém, um pouco mais abrangente. |
Categoria do artigo | Ao clicar nesse campo, notará que a única opção é Nova categoria, e, como o nome diz, você poderá criar categorias, a fim de organizar melhor seus artigos. À medida que forem criadas, nas próximas vezes em que adicionar um novo artigo, elas aparecerão para sua escolha, ou uma nova. Atenção: A nova categoria é criada no campo que automaticamente aparece logo abaixo. Este desaparecerá caso não seja selecionada a opção de Nova categoria. |
Nome da categoria | Esse campo aparecerá apenas se estiver selecionada acima a opção Nova categoria. Digite nele o nome que deseja dar à nova categoria. |
SEO - Título (HTML Tag title) | Digite aqui o título que deseja que apareça na barra de título do browser/navegador. Este é muito importante, pois tem relação direta com o SEO, ou seja, é de extrema relevância a fim de facilitar que seu artigo seja bem rankeado nos buscadores, como o Google. Palavras chaves que definem seu artigo devem ser usadas para que seu blog seja facilmente encontrado. |
SEO - Descrição (HTML Tag Description) | Digite aqui uma breve descrição do que o buscador encontrará em seu texto. Este ficará visível ainda no resultado da busca e serve de parâmetro para que seu link seja escolhido para acesso, em detrimento de outros semelhantes que surjam. A descrição também tem relação com o SEO e influencia, ainda que de menor maneira, no rankeamento de buscadores, como o Google. |
Endereço (URL) do artigo | Esse endereço será gerado automaticamente e ficará disponível para alteração após o salvamento. |
Autor | Nome de quem produziu o artigo. O autor do texto. |
Imagens da Capa e da Chamada | Primeiro, escolha uma imagem que deverá ficar em evidência, como capa, em tamanho maior, nas especificações sugeridas. Serão aceitas imagens cujas extensões são *.jpg e *.png. O formato sugerido é o 16:5, ou seja, como demonstra em desenho o retângulo na horizontal na parte inferior esquerda de sua guia. Tamanho recomendado: 1920 x 600 pixels. Segundo, escolha uma imagem que deverá ser usada como miniatura, na página principal de seu blog. Esta ficará antes do título e obedece ao formato 1:1, ou seja, quadrada, conforme demonstrado em desenho logo abaixo da demonstração da capa. Use imagens de mesmas extensões, a saber, *.jpg ou *.png. Tamanho recomendado: 130 x 130 pixels. Após o upload feito das imagens, clique no botão SALVAR e feche a guia. |
Acompanhando e publicando seu artigo.
De volta à janela inicial, na barra acima, em Cadastro e edição de artigos para o blog, você verá também, à direita, além do botão de adição, informações sobre o espaço em disco e o que o conteúdo de seu blog já ocupou. Isso serve de controle, a fim de não ultrapassar uma medida pré-estabelecida em contrato com o desenvolvedor da plataforma.
Logo abaixo, na horizontal, as colunas informativas, conforme descritas a seguir:
Descrição | |
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CÓDIGO | Uma numeração que serve de referência. |
EXIBIÇÃO | Indicativo de se o artigo foi publicado, representado pelo ícone do globo , ou não, representado pelo ícone de edição . |
AUDIÊNCIA | Torna evidente a quantidade de acessos ao seu artigo, bem como quantos usuários o acessou. |
DATA DE CRIAÇÃO | Exibe a data em que foi criado, bem como o horário. |
TÍTULO | Exibe o título já inserido na guia anterior. |
AUTOR | Exibe quem produziu o artigo. O autor do texto. |
TAMANHO | Exibe o tamanho do arquivo. Importante observar pois, quanto mais leve, dentro do possível, melhor. Os buscadores costumam penalizar os artigos muito pesados, que abririam com certa dificuldade nos browsers/navegadores de usuários. Recomenda-se não ultrapassar os 3 MB. |
OPÇÕES | Nesta coluna há dois botões: Editar conteúdo e a opção de Exclusão. Em Editar conteúdo você finalmente poderá inserir seu texto, e este poderá ser formatado tal qual se formata um texto no Word. Além de poder inserir links, imagens e vídeos. O artigo uma vez criado e publicado, poderá utilizar deste mesmo botão caso queira fazer alterações futuras. |
Inserindo e/ou editando conteúdo.
Na coluna OPÇÕES, clique em Editar conteúdo.
Uma vez aberta a janela de edição, na barra entitulada Cadastro e edição de artigos para o blog, você verá, à direita, três botões:
SALVAR - Clique para salvar o texto após as alterações terem sido feitas.
FECHAR - Clique para fechar a janela de edição e retornar à janela anterior.
VISUALIZAR - Clique para visualizar seu artigo como se estivesse publicado, ainda que não esteja.
Logo abaixo, à esquerda, especifica a edição de conteúdo seguido de seu número código, mais o título escolhido. À direita, a quantidade de palavras contidas no texto.
Por último, a barra de formatação seguida pela área destinada ao texto. É possível formatar o texto com diversas ferramentas, tais como negrito e sublinhado, tipo e tamanho da fonte, marcadores e alinhamento, além de poder inserir links, imagens e vídeos. Quanto a estes últimos, cai bem uma dose de cautela quanto à quantidade e peso de imagens inseridas, a fim de se evitar ultrapassar o já mencionado limite de 3 MB. Quanto mais leve, melhor.
Concluída a formatação ou edição de seu texto, clique logo acima, em SALVAR.
Obs.: Certifique-se do que escolheu em Exibição, primeira opção de Informações do artigo, se Publicado ou Não publicado. Para ter acesso, feche a janela de edição, no botão FECHAR, ao lado de SALVAR, clique em seu artigo já criado, pode ser sobre o título, e, na guia que aparecer encontrará Exibição.
Configurando um banner para o seu Blog.
O que é?
Seu blog tem uma página inicial, geralmente com o seguinte endereço: nomedaloja.com.br/blog. Nela, aparece acima um banner, e, quando não configurado nenhum novo, usa-se um padrão. Abaixo vem a sequência de artigos publicados. Veja agora como configurar um ou mais banners.
Na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Marketing, selecione a opção Banners.
Para inserir um novo banner/imagem utilizaremos o botão INSERIR localizado na barra de título da página, no canto superior direito. Após clicar no botão de adição será aberta uma janela com os campos para preenchimento e a realização do upload de sua imagem.
Veja a descrição e a instrução de como preencher cada campo:
Descrição | |
---|---|
Ativar texto sobre a imagem | Escolha neste seletor se você deseja exibir algum texto ou frase sobre a imagem do banner. |
Posição do texto, quando ativado | Escolha onde deverá aparecer o texto sobre a imagem do banner quando ativado. Ex.: Top -> Texto será exibido na parte superior da imagem. |
Descrição do banner | Frase/Chamada que descreve a imagem do banner. Esta será utilizada no texto a ser exibido sobre a imagem do banner quando ativado. |
Tag ALT (SEO) | Breve descrição da imagem/banner que será utilizada por buscadores tais como o Google. |
Tag Title (SEO) | Frase que define o conteúdo da imagem ou chamada do banner que será utilizada por buscadores tais como o Google. |
Localização do banner (IMPORTANTE!) | Além das opções Topo e Rodapé, tem a opção Blog e esta deve ser escolhida. |
Link na imagem | Insira o link em que o cliente será encaminhado ao clicar sobre a imagem do banner. Poderá ser inserido um link externo, bem como links diretos para páginas de produtos de sua loja. |
Botão INSERIR IMAGEM DO BANNER | Após preencher os campos, clique sobre este botão para ativar o envio da imagem. Logo após, clique no botão chamado "aqui" para abrir a janela de upload. |
Realizado o upload da imagem, clique em SALVAR para cadastrar o banner e logo após, feche a janela. Caso queira cadastrar vários banners é só repetir o processo quantas vezes desejar.
Agora que você já os cadastrou, notará que seus banners estarão separados por BANNERS: BLOG, BANNERS: TOPO e BANNERS: RODAPÉ. Clique sobre a opção desejada e na coluna de exibição marque o checkbox (caixa de seleção) para ativar a exibição da imagem do Banner em seu Blog. Caso queira você poderá excluir o banner no ícone de Exclusão.
Você ainda terá as seguintes opções:
Descrição | |
---|---|
Tipo de animação | Escolha neste seletor qual tipo de animação ou efeito de alteração entre os banners. |
Tempo de animação | Escolha o tempo em que cada banner será exibido. |
Efeito de movimento no banner | No seletor escolha se a imagem dos banners ficarão estáticas ou dinâmicas. |
Sempre que realizar uma alteração nos campos descritos acima clique em SALVAR e estas serão aplicadas em seu Blog.
Dicas e informações importantes:
Imagem de qualidade. Fique atento ao tamanho da imagem a ser inserida, indicamos um tamanho padrão de 1920 x 600 pixels.
Nada de excessos. Colocar informações demais ou imagens visualmente poluídas pode afastar seus clientes. Escolha uma paleta de cores harmônica, seja direto e curto na mensagem que quer passar, assim você transmite sua mensagem e permite que seu cliente se sinta confortável navegando em seu Blog.
Sempre em dia. Surpreenda seus clientes a cada visita a seu Blog. Altere seus banners, mude de acordo com a estação, com as datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia dos Namorados, São João, Natal) essa será uma forma de mostrar que seu Blog está vivo.