Integração com o Instagram Shopping
Ativando a função de marcar produtos no Instagram
"Compras no Instagram" ou "Shopping on Instagram"
Essa função foi gratuitamente liberada e permite que sua empresa, usando a conta comercial do Instagram, possa marcar os produtos que estão sendo divulgados, disponibilizando aos seus clientes o nome e o preço do produto diretamente no post. Ao clicar na marcação/sacolinha, seu cliente será redirecionado para o endereço de sua loja onde poderá finalizar a compra.
Como usar o recurso do Instagram Shopping?
Basta seguir os seguintes passos:
1. Ter uma conta comercial no Instagram: Para isso você poderá criar uma conta comercial , ou caso use uma conta pessoal para sua empresa, poderá converter sua conta pessoal em comercial .
2. Ter uma página no Facebook: Assim como a conta do Instagram, no Facebook você não poderá usar uma página pessoal. No entando, a partir de sua página pessoal, você poderá criar uma página para sua loja e nessa página, associar seu perfil comercial do Instagram. É importante lembrar que para fazer isso, você deve ser o administrador da página do Facebook.
3. Configure sua página para que ela dê suporte às vendas: Você vai precisar criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e criar um Catálogo de produtos ou uma Guia Loja, na página de sua empresa no Facebook. O catálogo vai permitir que você gerencie automaticamente a sua lista de produtos. Você irá conectar sua loja do Facebook com nossa plataforma de e-commerce e utilizar seus produtos já cadastrados na área administrativa, o que irá lhe poupar trabalho, pois você só precisará gerenciar seus produtos na área administrativa de seu e-commerce, e o Facebook fica encarregado de buscar as alterações e mantê-la sempre atualizada. Para que os produtos sejam buscados pelo Facebook em sua plataforma você terá que usar a opção Feed de dados quando for criar seu catálogo.
1. Clique na guia Loja na página. Caso não seja apresentada a guia Loja em sua página: a) Clique em "Configurações", b) depois em "Modelos e Guias", c) depois em "Adicionar uma Guia". Selecione e ative a guia Loja. Agora, volte à sua página e siga os passos abaixo.
2. Se você concordar com os Termos e Políticas do Vendedor, marque a caixa Eu concordo com os Termos e Políticas do Vendedor e clique em Continuar. Você pode precisar digitar sua senha do Facebook novamente para fins de segurança.
3. Selecione Finalizar compra em outro site e clique em Continuar.
4. Escolha a moeda que você quer usar. Essa moeda será usada com todos os seus produtos e só poderá ser alterada se você excluir a seção Loja e criar uma nova.
6. Clique em Salvar.
Logado em sua conta, acesse o Gerenciador de catálogos e siga os passos abaixo.
1. Logado em sua conta, acesse o Gerenciador de catálogos.
2. Clique em Criar catálogo.
3. Selecione a opção E-commerce como tipo de catálogo e clique em Avançar. Você pode criar catálogos para: Comércio eletrônico, Viagens (incluindo hotéis, voos e destinos), Imóveis e Automóveis.
4. Em configurações do catálogo, selecione a opção Carregar informações do produto. Selecione a conta de anúncios para o catálogo e insira o nome deste.
5. Clique em Criar/Próximo.
6. Uma vez criado, clique em Visualizar Catálogo. Será carregada a página Diagnóstico do Catálogo, apresentando as opções de Maneiras de usar seu catálogo.
7. Escolha a opção Instagram Shopping.
8. Clique no botão Conectar Perfil à frente de Conecte seus perfis de negócios do Instagram.
1. Clique no botão Adicionar Produtos à frente de Adicione seus produtos.
2. Escolha a opção Use feed de dados e clique em Próximo.
3. Selecione Definir um horário
4. No campo Feed de dados você irá copiar e inserir a URL de sua loja que está disponível na área administrativa. Na opção Configurações, selecione a opção SEO e Mídias Sociais, na oitava opção Endereço de FEED/XML para integração com Redes Sociais/Google Shopping, este campo estará preenchido com um link contendo as URL de imagem, as descrições, os preços, a disponibilidade e outros atributos de todo o inventário que você deseja promover.
5. Em Agende seus envios automáticos selecione quando você deseja enviar automaticamente produtos a partir deste URL do feed de dados.
6. Faça a escolha da moeda em Selecione a moeda padrão
7. Clique no botão Iniciar envio
Se sua empresa atender aos requisitos do Instagram, sua conta será analisada para ter acesso ao recurso. Normalmente o processo de análise leva alguns dias, porém o Instagram poderá fazer um análise mais detalhada de sua conta, e esta poderá demorar um pouco mais.
Se sua conta for aprovada, você receberá uma notificação do Instagram e poderá ativar a marcação de produtos em Configurações.
Na área administrativa de sua loja, na barra superior, clique em ABRIR MENU Logo após, em Produtos, selecione a opção Produtos.
Na relação de produtos cadastrados, clique no(s) produto(s) que você deseja que seja(m) marcado(s) em sua publicação. Com a janela do produto aberta ative a função Integrar com as redes sociais. É interessante salientar que sempre que você cadastrar um novo produto esta opção por padrão estará ativa. Após ativar essa função escolha no campo Guia para descrição nas redes sociais qual das guias do produto você deseja que apareça como descrição do produto no seu post.
Feitos todos os processos que explicamos acima e já com a liberação do Instagram, basta seguir o Guia do próprio Instagram.
Se você já estiver vendo a opção compras e mesmo assim os seus produtos não aparecem para serem marcados nos seus posts, veja as sugestões do Instagram sobre o que pode está errado.
Se você fez toda a configuração e, mesmo assim não foi aprovado para vendas no Instagram Shopping e Facebook, clique aqui, e conheça as proibições e restrições de vendas.
Pronto, agora você já pode vender pelo Instagram Shopping usando nossa plataforma de vendas online!